Últimas

Grêmio Vicentino é orgulho dos calungas e da região

Por Richard Durante Jr
David, Danilo e Ana Paula mostram como orgulho os troféus
(Foto: Richard Durante Jr)
Um time com as cores azul, branca e preta, que se chama Grêmio e tem o escudo idêntico ao do clube de Porto Alegre. Não, não é o famoso time campeão mundial em 1983 e que tinha Renato Gaúcho como destaque principal, esse é o Grêmio Vicentino, time de futsal com sede em São Vicente.  “Eu me inspirei no Real Vicentino que não existe mais e pensei: Pô! Grêmio combina e foi assim que surgiu o nome”, garante David Esperidião que não é nascido no Rio Grande do Sul e nem torcedor do Tricolor Gaúcho. “Sou corintiano, não tenho nada de gremista”. Assim começou a conversa entre o presidente e fundador do Grêmio Vicentino, David Esperidião da Hora, sua esposa e vice-presidente, Ana Paula Guimarães Campos da Hora e seu filho Danilo Campos que é o goleiro do time, com a equipe do Passou por Dois na quadra da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em São Vicente.

A história da fundação

(Foto: Divulgação)
David Esperidião da Hora, este é o responsável pela criação do time vicentino no ano de 2009 conforme ele explica. “Eu já tinha em mente criar esse projeto. Meu filho Diego jogava no Tumiarú, mas a categoria dele (nascidos em 1999) parou e os garotos acabaram ficando sem clube”. Foi aí que David colocou em prática o seu projeto e fundou o Grêmio Vicentino no dia 12 de outubro de 1999 com a ajuda de outro pai que também tinha o filho na mesma situação. “Conversei com o Gilberto que também era pai de um garoto e ele aceitou na hora. Inclusive o Gilberto está conosco até hoje”, afirmou.

David recorda com bom humor o primeiro treino do Grêmio Vicentino após a sua fundação. “Lembro que o primeiro treino nem teve treino porque não tinha treinador. Foi até engraçado. Na época fiquei com receio de assumir porque não era treinador”.  Mas, para sorte do Grêmio Vicentino David assumiu o time e logo no primeiro ano já conquistou dois títulos, a Copa Kids e a Copa Gremetal, inclusive essa última é uma das favoritas do treinador. “A maioria dos nossos títulos é da Copa Gremetal. Gostamos muito de jogar essa competição”.

Título especial

Desde 2010, quando disputou sua primeira competição, o Grêmio Vicentino já levantou diversas taças, mas uma foi especial e é lembrada com carinho pelo seu treinador. “A gente perdeu pra eles no ano anterior e demos o troco. Foi muito bom e ainda tivemos o artilheiro e o melhor goleiro da competição”. David estava se referindo ao Troféu Piratininga, competição entre ligas de futsal do estado de São Paulo e o Grêmio Vicentino estava representado a região do Litoral Paulista. O título foi em cima da equipe da Liga Riopretense pela categoria sub 14 com uma vitória por 5 a 3 na competição que foi realizada na cidade de Piracicaba, em outubro de 2015.

O time sub 14 do Grêmio Vicentino representou a região no troféu Piratininga e foi campeão em 2015 (Foto: FPFS)

O Grêmio Vicentino representa a Liga Regional do Litoral Paulista desde 2013 com esta equipe de atletas nascidos em 2001 e também atletas nascidos em 2003. E essa parceria teve a importância fundamental de uma pessoa, o ‘Seu’ Pedro. “O ponto forte da parceria entre o Grêmio Vicentino e a Liga Regional foi o ‘Seu’ Pedro que acabou falecendo ano passado. Ele era apaixonado pelo futsal e era massagista do Gremetal”, recorda David.

Garotos promissores

Pedrinho é uma das estrelas do Grêmio Vicentino
(Foto: FPFS)
O 'Tricolor Vicentino' tem apenas seis anos de existência, portanto, não teve tempo ainda de ver nenhum atleta que passou pelo time vestir a camisa de um grande clube no campo ou nas quadras, mas o presidente David está otimista e aposta todas as suas fichas que muito em breve o time de São Vicente vai colocar grandes jogadores no mercado. “Tenho certeza que o João terá um grande futuro no esporte, ele precisa apenas trabalhar o temperamento dele. Se conseguir terá um belo futuro. O Pedrinho (Pedro Aluoto) e o Danilo também tem muito potencial e acredito que também poderão brilhar”, disse.


Apoiadores

Apesar das dificuldades que a maioria das equipes de futsal convivem, David garante que no Grêmio Vicentino as coisas estão tranquilas graças ao apoio de muitas pessoas que acreditam no projeto do time. E na hora de falar desses apoiadores, o presidente preparou uma ‘listinha’ para que ninguém fosse esquecido. “Temos bastante pessoas que colaboram como o Gilberto, da Casa Thomaz, a Contabilidade Camila Rosa, o Monumento Shopping Car, o vereador Ferrugem aqui de São Vicente, o doutor Anderson Medeiros Miudo, a Secretaria de Esportes de São Vicente que nos cede o ginásio Dondinho uma vez por semana para realizarmos os treinos em uma quadra maior e também não posso esquecer do Mauro Lemonaco e do José Roberto de Campos que estão sempre colaborando.

Expectativa para 2016

Para este ano o Grêmio Vicentino tem a expectativa de conquistar ainda mais títulos. O time vai começar sua escolinha com atletas sub 12 e sub 14 para as disputas da Copa Aberta e Copa Kids. A Copa Jabaquara e a Copa Expresso também contarão com a participação do time de São Vicente, isso só no primeiro semestre. “Vamos buscar fazer bons campeonatos. Os nossos dois times principais (sub 14 e sub 16) a base é a mesma, ou seja, vamos vir fortes”, afirmou David.

Galeria de troféus do Grêmio Vicentino (Foto: Divulgação)
A preocupação do treinador e presidente do time não é só de revelar bons jogadores para o futsal, mas sim tirar a garotada das ruas e do novo vício que é a internet. “O trabalho social é muito importante porque tira essa garotada das ruas e também da internet. Com a internet acabam esquecendo da vida real e o esporte é muito importante, não importa qual esporte”.

E este bom trabalho do Grêmio Vicentino já despertou os olhares de outros clubes para o comandante disso tudo que é o treinador e presidente David Esperidião. “Recebo convites, mas lutei e batalhei tanto por este projeto que não posso largar. Eu fico contente porque isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido”. E para sorte do Tricolor de São Vicente, David está ainda mais motivado para levar adiante este projeto, formar novos garotos e claro, continuar a colecionar troféus.

Ficha Técnica


Nome: Grêmio Vicentino
Cores: Azul, Branco e Preto
Fundação: 12 de outubro de 2009
Presidente: David Esperidião da Hora
Vice-Presidente: Ana Paula Guimarães Campos da Hora
Treinadores: David Esperidião e Romeu Garcia Filho
Principais títulos: Copa Kids Gremetal (2010), Copa Gremetal (2010, 2011 e 2015), Copa Jabaquara (2013), Grand Prix G5 Futsal (2014), Troféu Piratininga (2015)
Endereço: Rua Feliciana Marcondes da Silva 205, Vila Cascatinha, São Vicente - APAE
Na internet: Grêmio Vicentino Futsal www.facebook.com/gremio.futsal

Quem quiser participar da escolinha de futsal do Grêmio Vicentino as vagas estão abertas nas categorias sub 12 e sub 14. Basta procurar o próprio David ou a vice-presidente Ana Paula na quadra da APAE, em São Vicente, as quartas e quintas às 19 horas. Os telefones para contato são: (13) 99612 4511 ou (13) 7802 3164 ID 918*28354
«Recentes Mais Antigas » Página inicial
 
Passou por Dois. Copyright © 2015 - 2017.
Traduzido Por Mais Template