Por Guilherme Uchoa
|
O Spartanos fez grande partida e estreou com vitória importante pela Copa Lidesan (Fotos: Richard Durante Jr) |
Ao todo foram 13 gols, sendo alguns deles verdadeiras pinturas, no duelo entre Spartanos F.C. e T.N. Futsal, disputado na noite desta terça-feira (23), na Arena Santos, válido pelo grupo B da Copa Lidesan 2016. No final, o Spartanos, que fez sua estreia na competição, venceu por 7 a 6 e acumulou três pontos (empatado com SWD, Nova União e o próprio T.N., mas a frente apenas do SWD por conta do saldo de gols).
O Spartanos apostou desde os primeiros lances da partida em lançamentos diretos da quadra de defesa para o ataque. Entretanto, a tática não surtiu efeito nas primeiras vezes que foi tentada, sendo que todos os passes longos por cima foram interceptados pela atenta defesa do Tiro Naval. Portanto, foi com a bola no chão que o time estreante abriu o placar. Difran serviu Felipe, para marcar o primeiro da noite. Atrás no marcador, o T.N. acordou e passou a pressionar. Primeiro, Felipe roubou a bola, tocou por cima do goleiro, a bola bateu no travessão e pingou em cima da linha. Depois, Eduardo chutou firme, e a bola passou próxima da trave. Na sequência, Felipe novamente soltou uma bomba de longe e o goleiro Lucas Marques defendeu em dois tempos.
A pressão finalmente resultou no gol de empate, mas não com a bola rolando. Julio cometeu pênalti em falta por trás. Eduardo cobrou bem, no cantinho, e deixou tudo igual. Porém, quando parecia que o T.N. partiria para a virada, a estratégia de lançamentos longos finalmente deu resultado para o adversário. No finalzinho do primeiro tempo, Silvio ligou Gustavo, que tocou com categoria na saída do goleiro e recolocou o Spartanos na frente.
No segundo tempo, o T.N. voltou desligado, sem o ritmo que tinha conquistado na parte final da primeira etapa. Aproveitando-se disso, o Spartanos usou os lançamentos para Gustavo para anotar mais dois gols. Primeiro, o camisa 5 recebeu passe longo e cruzou para Thiago, que só deixou a bola bater em sua perna e entrar. Depois, Gustavo recebeu, chapelou o marcador com extrema habilidade e rolou para Leandro, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes e marcar 4 a 1 no placar.
O Tiro Naval conseguiu descontar pouco tempo depois, em passe de Felipe que encontrou Yago na área. Mas o Spartanos estava em noite inspirada e anotou um dos mais belos gols da competição até o momento. Kaue, Difran e Lucas vieram desde a quadra defensiva tabelando, trocando passes e envolvendo o time rival, até Difran dar o último passe para Lucas empurrar para as redes.
Para não dizer que ficou apenas nas assistências, Difran também fez um golaço. O camisa 8 do Spartanos arrancou pela direita, passou o pé por cima da bola para driblar o goleiro e chutou para a meta vazia, esticando a vantagem para 6 a 2. Parecia que a partida já estava liquidada, mas André marcou dois gols rápidos e recolocou o T.N na briga. No primeiro deles, o camisa 12 anotou um belo gol por cobertura. Logo em seguida, bateu cruzado, no canto do outro goleiro do Spartanos, também Lucas (Silva).
O final de partida ficou eletrizante. Gustavo aproveitou que o Tiro Naval estava com goleiro linha, roubou a bola e praticamente desfilou até o gol vazio do adversário, colocando a vantagem em 7 a 4. Mesmo assim, o T.N. não se deu por vencido. Felipe fez o quinto de seu time e, com menos de dois minutos para o final, tabelou com André, que fez o sexto.
Porém, não houve tempo para buscar o empate. O Spartanos venceu, colou no T.N. Futsal e deixou o grupo B completamente indefinido.
Escalações:
Spartanos F.C. - Lucas Marques e Lucas Silva (goleiros), Lucas Barreto, Thiago, Leandro, Felipe, Alessandro, Kauê, Silvio, Difran, Gustavo, Julio, Marcos e Tierry.