O Favela da Santista prestando homenagem ao ex jogador Lelê (Fotos: Richard Durante Jr) |
Com direito a muita emoção e gol no último minuto. Assim foi a vitória do Favela Santista sobre o União/RD por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, (09), no ginásio do Jabaquara, em Santos, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Taça Lidesan. A vitória do time alviverde do Macuco classificou a equipe em quarto lugar e vai enfrentar o Vila São Jorge nas quartas de final, no próximo dia 16.
A partida
Antes da bola rolar, os jogadores, comissão técnica e torcedores do Favela da Santista fizeram uma homenagem ao ex-jogador da equipe, Lelê, o eterno camisa 9, que completou quatro anos de seu falecimento e até hoje é lembrado por todos do time. Uma bandeira com a foto de Lelê e camisas especiais também com a foto do ex-jogador foram levadas para esta partida decisiva.
O jogo começou com o time do Favela da Santista com a posse de bola, trocando passes mas sem conseguir chegar com perigo ao gol do União/RD. Só a vitória interessava ao time, já que o empate classificava o União/RD para as quartas de final.
A primeira boa chance foi do União/RD após Pipoca roubar a bola de Sniff e de frente para o gol chutou forte, mas a bola acabou subindo e passou por cima do gol de Cícero.
O União/RD ainda teve outra boa chance em passe de Felipe Vaz para Pipoca, mas ele não pegou em cheio na bola e Cícero fez a defesa.
O time do União/RD começou a gostar do jogo e da metade em diante da primeira etapa começou a dominar o Favela, principalmente no toque de bola e com as chegadas do goleiro Digão ao ataque.
Mas quem teve a grande chance do primeiro tempo foi o Favela, treinador por Evandro Peres e Mario Sérgio. Lucas Franco puxou um contra ataque, tocou para Diego na direita e ele chutou forte, o goleiro Digão ainda pegou na bola mas não conseguiu segurar e ela passou, a bola bateu em Mexicano quase em cima da linha que acabou se atrapalhando e não conseguiu empurrar pro gol, perdendo uma chance incrível.
No segundo tempo, o time do Macuco desde o início já foi para cima, já que precisava fazer os gols para se classificar. Orelha entrou na equipe para dar mais velocidade ao time. Mas embora o time ficasse com a posse de bola, as chances de gol não apareciam.
Somente aos 8 minutos, Sniff soltou uma bomba da direita e obrigou Digão a espalmar pra fora, levando muito perigo.
O União respondeu com Pipoca que pela direita mandou um chute muito forte, mas Cícero estava atento e fez a defesa.
Aos 11 minutos de partida, o Favela vai para o tudo ou nada e coloca Baiano como goleiro linha para tentar pressionar ainda mais e chegar ao gol.
Mexicano consegue ótimo passe para Diego chutar de longe, mas outra vez Digão faz boa defesa e continua garantindo o União para a próxima fase.
Mas com quase 16 minutos de partida saiu o gol do time verde e branco do Macuco. Em chute de Sniff quase do meio da quadra, a bola teve um leve desvio no caminho, o suficiente para enganar Digão e ir morrer no fundo da rede, para delírio da torcida que explodiu de felicidade.
Mas a alegria durou pouco, 1 minuto depois Digão deu lindo passe de letra já na área do Favela da Santista, para Cesinha tocar por cima do goleiro Cícero e empatar a partida, resultado que classificava o time do União.
Só que faltando 1 minuto para o final, em assistência perfeita de Lucas Franco ele achou Baiano livre na área e aí o goleiro linha do Favela não desperdiçou, tocou de primeira para o fundo da rede, como fazia Lelê nos tempos que vestia o manto alviverde e sob a luz de Lelê os jogadores foram até a torcida comemorar aquele que seria o gol da classificação.
Ainda faltava 1 minuto para o término e o União/RD era muito perigoso, mas o time do Favela conseguiu se fechar bem e segurar a vitória para enfim poder comemorar a classificação para as quartas de final, vaga que ficou muito ameaçada depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos, mas que foi alcançada nessa batalha épica.
Antes porém Kléber Balú, pelo União/RD e Matheus, do Favela da Santista acabaram expulsos após um desentendimento, mas nada que pudesse atrapalhar a festa da classificação.
FICHA TÉCNICA
FAVELA DA SANTISTA F.C. 2 X 1 UNIÃO/RD
Local: Ginásio do Jabaquara, em Santos
Data: 09 de dezembro, sexta-feira
Jogo: Primeira fase da Taça Lidesan
Arbitragem: Hélio Alves e João Chorão
Gols: FAVELA DA SANTISTA: Sniff e Baiano; UNIÃO/RD: Cesinha.
FAVELA DA SANTISTA F.C. - Cícero, Marcinho, Baiano, Brunão, Barata, Diego, Lucas Franco, Matheus, Sniff, Orelha e Mexicano.
Técnico: Evandro Peres
UNIÃO/RD - Rodrigo Digão, André Lourenço, Iuri, Pipoca, Felipe Vaz, Cesinha, Victor Zopello, Kaio, Guilherme Pesquero, Kléber Balú, Denis Conceição e Renan.