Um público de aproximadamente 3 mil pessoas lotou a Arena Santos na decisão (Foto: Richard Durante Jr) |
O Vila Jorge Futsal se sagrou campeão da Copa Lidesan ao derrotar o Cruzeiro MSB nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em partida disputada na noite desta terça-feira, (02), na Arena Santos, em Santos. Foi o segundo título consecutivo dos Guerreiros da Vila em competições da Lidesan e novamente derrotando o Cruzeiro na decisão. Em janeiro deste ano o Vila São Jorge havia conquistado a Taça Lidesan de 2016.
Com um público de aproximadamente 3 mil pessoas, a Arena Santos foi sede de uma partida histórica do futsal da Baixada Santista. Quem esteve presente pode presenciar e se deliciar com grandes jogadas, jogadores com muita vontade de levar a taça para as suas comunidades e um show fora das quadras com duas torcidas que fizeram um alinda festa, além daqueles que não tinham cor de camisa mas foram prestigiar um dos grandes jogos de futsal da história.
Os árbitros João Chorão e Evandro Franco com os capitães Vitinho, do Cruzeiro e Vagninho do Vila São Jorge |
A partida
A grande final começou com o Vila São Jorge tentando se impor no início e buscar rápido o primeiro gol, assim como havia feito na última decisão entre as equipes. Mas desta vez o Cruzeiro se fechou bem e conseguiu segurar a pressão inicial. Assim, o Cruzeiro aos poucos foi controlando a posse de bola e passando a frequentar mais o ataque.
Magnum pela direita cruzou e Vitinho na esquerda finalizou mas a bola passou a direita do gol de Baiano levantando a Torcida Máfia Azul, do Cruzeiro.
Novamente o Cruzeiro no ataque, agora Vitinho em uma jogada envolvente ajeitou na medida para Felipinho finalizar de fora da área, mas na trajetória um leve desvio acabou mandando a bola pra fora.
O Vila São Jorge trocou seu quarteto que iniciou a partida com Raphael Pipoca, Tuta, Edmílson e Diegão por Gualberto, Vagnão Jorge inho, Bodde e Dé. E o time ficou ainda melhor, Vagninho tabelou com Bodde pela direita e já na área finalizou mas a bola passou a esquerda do gol, para desespero da Torcida Guerreiros da Vila.
E o Vila São Jorge começou a crescer no jogo, agora Vagninho de cabeça deu ótima assistência para Gualberto arriscar um chute forte de fora da área que acabou passando por cima do gol mas levando muito perigo ao gol de Mychel.
Em cobrança de falta frontal mas longe, Vagninho chutou rasteiro e com força mas Mychel mostrou que estava bem na partida e segurou firme sem dar rebote.
O Cruzeiro teve um aboa chance após Vitinho ganhar uma dividida com Bodde, partir em velocidade pelo meio e tocar para Vinicius na esquerda chutar cruzado e Baiano fez uma excelente defesa evitando o gol do time do Morro do São Bento. E assim terminou a primeira etapa, uma belo jogo mas sem gols.
Na segunda etapa a primeira boa chance foi do Vila São Jorge com Bodde roubando a bola de Matheus Ferreira pela esquerda e aí ele chutou forte, Mychel defendeu parcialmente e no rebote Gualberto fuzilou para o gol e Mychel fez outra grande defesa salvando o Cruzeiro.
O Cruzeiro respondeu com Felipinho pela direita que viu a chegada de Vinicius pelo meio e rolou a bola para ele chutar de fora da área mas ela acabou passando a esquerda do gol de Baiano e a partida seguia 0 e 0 e com muito equilíbrio.
Kaká sai para comemorar ao marcar o gol do Cruzeiro (Foto: Igor Melo) |
O Vila São Jorge teve outra boa chance com Bodde que entrou muito bem na partida e foi um dos destaques da equipe na decisão, agora ele passou pela marcação de Felipinho e chutou cruzado, Mychel saiu muito bem do gol para fechar o ângulo e a bola explodiu em seu peito, fazendo mais uma grande defesa.
E aos 08'57 saiu o primeiro gol da partida. O lance começou após uma afastada de bola do Cruzeiro da sua defesa que Vagninho sozinho tentou dominar e acabou deixando a bola sair pela lateral. O Cruzeiro cobrou e Kaká tabelou com Felipinho, entrou na área e Felipinho cruzou, Kaká mesmo marcado por Vagninho e Raphael Pipoca brigou com os dois e conseguiu empurrar a bola para dentro gol, explodindo a torcida do Cruzeiro com a vantagem de 1 a 0.
O Vila São Jorge teve que ir ainda mais ao ataque para buscar o gol de empate e quase conseguiu com Edmílson que arrancou com a bola e chutou forte e rasteiro da direita, Mychel com o pé conseguiu fazer a defesa e parecia que nada ia passar pelo goleiro da Raposa.
Diegão, do Vila São Jorge observa o gol de Edmílson e Mychel no chão ao tentar fazer a defesa (Foto: Igor Melo) |
Mas aos 13'40 caiu o muro azul do Cruzeiro após Edmílson de longe enxergar Diegão na área e ele deu passe preciso para o pivô do Vila São Jorge que muito esperto deixou a bola passar e acabou surpreendendo Mychel que não esperava e viu a bola entrar no seu canto esquerdo e dessa vez foi a Torcida Guerreiros da Vila que fez um barulho imenso no ginásio na comemoração do gol de empate de Edmílson.
A partida seguiu bastante equilibrada nos minutos finais, mas as melhores chances foram do Vila São Jorge, uma com passe de Raphael Pipoca para Gualberto que mesmo marcado por Felipinho conseguiu chutar da entrada da área e Mychel fez outra importante defesa.
E a outra no último lance da partida, quando uma sobra de bola caiu no pé de Gualberto livre na área e com Mychel já batido caído no chão mas ele acabou errando a finalização que passou a esquerda do gol para desespero do Vila São Jorge e alívio do Cruzeiro. E terminou 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis.
Gualberto (ao fundo) perdeu a última chance da partida ao chutar pra fora com o goleiro caído (Foto: Igor Melo) |
Pênaltis
Na decisão por pênaltis, as duas equipes acertaram as três primeiras cobranças. Para o Cruzeiro bateram: Magnum, Kaká e Vinicius, enquanto para o Vila São Jorge converteram Gualberto, Bodde e Vagninho.
A decisão foi então para a série alternada e aí Felipinho viu seu chute defendido por Baiano e o Vila São Jorge teve a chance de definir a competição com Diegão mas Mychel pegou a cobrança do pivô e manteve o Cruzeiro vivo no jogo.
Baiano defende a cobrança de Vitinho e deixa o Vila São Jorge perto do título (Foto: Igor Melo) |
Aí chegou a vez do capitão Vitinho cobrar e mais uma vez Baiano fez a defesa e deu a chance do Vila São Jorge conquistar o título. A boa do campeonato estava nos pés de Tuta, um dos grandes craques do time e um dos melhores jogadores da competição. Ele ajeitou a bola com cuidado na marca, o ginásio todo atento, ninguém piscava naquele momento, ele partiu para a bola e chutou forte no alto entre o meio e o canto direito do goleiro Mychel que ainda pulou mas não teve chances de fazer a defesa, era o gol do título do Vila São Jorge que mais uma vez derrotou o forte time do Cruzeiro na decisão e uma grande festa tomou conta dos jogadores, comissão técnica e torcida.
No lado do Cruzeiro a frustração de terminar a competição invicto, com o melhor ataque e a melhor defesa mas não levar o troféu de campeão para o morro. E do lado do Vila São Jorge, a alegria, misturada com gritos de "Vice de novo" em provocação ao adversário da final e camisas com a frase "Eu já sabia" mostrando a confiança nos jogadores que provaram mais uma vez que é um time que sabe jogar decisões. Parabéns Vila São Jorge! Campeão da Copa Lidesan 2017.
Jogadores levantam a taça de campeão da Copa Lidesan 2017 (Foto: Richard Durante Jr) |
FICHA TÉCNICA
VILA SÃO JORGE FUTSAL 1 (4) X (3) 1 CRUZEIRO MSB
Competição: Copa Lidesan
Fase: Final
Categoria: Principal
Local: Arena Santos, em Santos
Data: Terça-feira, dia 2 de maio
Arbitragem: João Chorão e Evandro Franco
Gols: VILA SÃO JORGE: Edmílson; CRUZEIRO: Kaká.
VILA SÃO JORGE - Baiano, Paulo Victor, Guiga, Raphael Pipoca, Edmílson, Tuta, Diegão, Dé, Gualberto, Bodde, Vagninho, Isaac, Leandro, Lê e Valentim.
Técnico: Denis Muniz
CRUZEIRO MSB - Mychel, Vitinho, Felipinho, Kaká, Magnum, Nicolas Ribeiro, Matheus Ferreira, Dika, Soninho, Churrasco, Kaio, João Paulo, Lucas Araújo, Vinicius, Pet e Márcio.
Técnico: Nido Campos
Vila São Jorge campeão da Copa Lidesan 2017 |
Cruzeiro MSB vice-campeão da Copa Lidesan 2017 |