Últimas
Últimas Matérias

Sub 10 - Tumiarú levanta a taça em jogo duro contra o Projeto Minha Comunidade/MV Sports

Por Guilherme Uchoa
Jogadores e comissão técnica do Tumiarú posam com as medalhas e troféu de campeão (Fotos: Richard Durante Jr)

Os times do C.R. Tumiarú e Projeto Minha Comunidade/MV Sports enfrentaram-se neste domingo (31), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente, pela final da categoria sub-10 do Festival da Folia MV Sports 2016, e protagonizaram uma bela disputa. No final, 6 a 4 para o Tumiarú, que levou o título.

Para chegar a decisão, o clube vicentino fez 6 a 0 no Meninos da Vila Praia Grande na semifinal (três gols de Rafael Batista, dois de Thiago Gama e um de Lucas Pavan). Já o MV Sports aplicou 9 a 0 no Monte Serrat F.C. - dois gols de Guilherme Facini, dois de Artur Martins e um de Diogo, Rafael, Enrico, Bernardo Lopes, e Cauê.

Na partida final, a equipe do MV Sports abriu o placar com Guilherme Facini, que interceptou saída de bola do rival e tocou no canto. O empate do clube vicentino veio logo na sequência, em grande estilo: Thiago Gama driblou o goleiro e entrou com bola e tudo.

O jogo continuo equilibrado. Guilherme Richard fez o segundo para o MV Sports, em chute cruzado, e Miguel Gonçalves igualou novamente em forte chute de longe. Entretanto, foi o MV Sports quem foi para o intervalo na frente, graças ao gol de Rafael, que ganhou na dividida e bateu na saída do goleiro.

No segundo tempo, o MV Sports voltou mais ligado, e logo ampliou a vantagem com gol de Artur Natividade. Com dois gols de desvantagem, o Tumiarú acordou e a partir de então só deu o time alvinegro. Thiago fez o terceiro em jogada individual, e deu o passe para o camisa 7 Rafael Batista fazer o quarto.

A virada dos vicentinos veio novamente dos pés de Rafael, que soltou uma bomba no ângulo. No último minuto de jogo, o camisa 7 ainda fez mais um de pênalti para garantir o título e a
festa do Tumiarú.


A equipe do Projeto Minha Comunidade/MV Sports ficou com o vice campeonato do Festival da Folia MV Sports

Escalações

CR.Tumiarú - Gustavo Sanches, Miguel Gonçalves, Wesley Alencar, Felipe Ramires, Lucas Pavan, Kauan Bispo, Rafael Batista, Gabriel Lucas, Gustavo de Castro, Thiago Gama, Diego Santos e Jonatan Daniel.

Projeto Minha Comunidade/ MV Sports - Talles, Bernardo Lopes, Artur Martins, Rafael, Enrico, Artur Natividade, Cauê, Guilherme Facini, Guilherme Richard e Diogo.


Sub 12 - Tricolor da Vila é campeão e Baixada Futsal fica com o vice

Por Richard Durante Jr
Os jogadores comemoraram muito após o título do Festival da Folia MV Sports (Fotos: Richard Durante Jr)

Uma final emocionante! Assim pode ser resumida a grande partida entre o Tricolor da Vila e o Baixada Futsal/Flor de Maio pela categoria sub 12 no Festival da Folia MV Sports, neste domingo, dia 31, no Ginásio Dondinho, em São Vicente.

Para a equipe de Cubatão a emoção já foi grande na semifinal quando derrotou o Projeto Social Maxland nos pênaltis após empate no tempo normal em 0 a 0. Samuel bateu a terceira cobrança da série e deu a vitória ao Tricolor por 1 a 0. O time do Baixada Futsal venceu o forte time do Clube de Regatas Tumiarú por 2 a 1 com dois gols de Clau e conseguiu a vaga na final.

A decisão

A partida começou bastante equilibrada e muito nervosa, com muitos erros de passes de ambos os lados. Mas a primeira oportunidade foi do Baixada Futsal após o camisa 13 Clau receber falta de Samuel, ele mesmo bateu com muito perigo mas a bola acabou saindo. E a partida continuou com muita pegada, como uma verdadeira decisão deve ser.

Em cobrança de falta do Tricolor da Vila, a bola rebateu e sobrou limpa para Maycon Lucas finalizar e abrir o placar para delírio de dezenas de torcedores que compareceram com um enorme bandeirão e instrumentos musicais para empurrar o time.

Mas a equipe do Baixada Futsal/Flor de Maio tinha excelentes jogadores que não se abateram com o gol sofrido e foram pra cima buscar o empate. Em jogada de Clau pelo lado direito ele bateu forte o goleiro espalmou e a bola sobrou para ele mesmo empatar a finalíssima. E na sequência Diego fez fila na defesa adversária e por muito pouco não fez um gol de placa para o Baixada Futsal.

E as chances foram surgindo, em saída errada do goleiro Deyvid do Baixada Futsal, o camisa 7, Lucas Gabriel perdeu uma grande chance de frente para o gol. Mas quis o destino que o mesmo Lucas Gabriel fosse o iluminado da tarde, faltando menos de 1 minuto para o término da partida ele ganhou no jogo de corpo e bateu forte sem chances para o goleiro e deu o título para o Tricolor da Vila que comemorou muito a conquista.

O Baixada Futsal/Flor de Maio fez bons jogos e terminou como vice campeão do Festival da Folia MV Sports


Escalação

Tricolor da Vila: Vitor, Kauan, Kauã, Crystian, Lucas Gabriel, Victor Moreira, Vinicius, Samuel, Petterson, Maycon e Gabriel Henrique

Baixada Futsal/Flor de Maio: Deyvid, Marcos, Matheus, Paulinho, Diego, Luiz, Marcelo, Clau, Daniel e Paulo

O Tricolor da Vila levou muitos torcedores ao ginásio Dondinho e não decepcionou

Sub 11 - Tumiarú goleia e é campeão do Festival da Folia MV Sports

Por Guilherme Uchoa
O time do Tumiarú venceu com facilidade na final e foi campeão do Festival MV Sports (Fotos: Richard Durante Jr)

O C.R. Tumiarú não tomou conhecimento do Projeto Social Maxland e aplicou 8 a 0 na final da categoria sub-11 do Festival da Folia MV Sports, sagrando-se campeão da competição. O jogo aconteceu na manhã deste domingo (31), no ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente.

A vaga para a decisão veio após vitória apertada por 1 x 0 (gol marcado por Bruno Fernandes) sobre o Projeto Minha Comunidade/MV Sports, na semifinal.

Na partida decisiva, Jhony Guilherme, camisa 9 do clube vicentino, fez três gols logo nos primeiros minutos, dando tranquilidade para a sua equipe. Nem por isso a pressão diminuiu, o Tumiarú continuou envolvendo com toque de bola e ampliou a vantagem: Luiz de Moraes fez o quarto, Thiago Peixoto anotou o quinto e Bruno fez o sexto.

Na segunda etapa, o ritmo caiu, mas os gols continuaram saindo. Luiz Felipe fez o sétimo gol e Thiago fechou a goleada. Com a larga vantagem, o time de São Vicente apenas controlou a posse de bola e esperou o apito final para começar a celebração.

Escalação:

C.R.Tumiarú - Bruno Fernandes, Jhony Guilherme, Luiz de Moraes, Thiago Peixoto, Luiz Felipe, Gabriel Sbronski, Rivaldo Gabriel, Jhonatan Willian e Kaue Siqueira.


Sub 08 - Premiere Futsal faz grande partida mas é castigado nos pênaltis

Por Richard Durante Jr
A equipe do Premiere Futsal terminou o Festival da Folia com o vice campeonato (Fotos: Richard Durante Jr)

Após o empate em 1 a 1 na estreia contra o AZ Futsal, com gol de Adriano e a classificação direta para a final do Festival da Folia MV Sports (o AZ Futsal estava com jogadores irregulares) o time sub 08 do Premiere Futsal, comandado pelo experiente treinador Cebola, fez grande partida na final contra o time da Bia Ótica mas acabou perdendo na disputa de pênaltis.

A finalíssima começou bastante equilibrada, com as equipes se arriscando pouco, mas em um contra ataque o Premiere acabou levando o gol. O goleiro Breno ainda saiu tentando evitar mas não foi possível.

O Premiere ainda teve excelente oportunidade com o camisa 10 Adriano que chutou forte quase do meio da quadra, mas teve a bola defendida pelo goleiro adversário. Na segunda etapa o Premiere pressionou mais e Guilherme quase fez, mas a bola passou raspando a trave adversária.

E de tanto insistir o gol de empate saiu, após jogada pelo lado esquerdo do ataque, o camisa 11 Rodrigo chegou antes do goleiro e tocou para o fundo da rede adversária. E a partida terminou com o Premiere buscando o gol da vitória que acabou não saindo.

Na cobrança de pênaltis o time do Premiere acabou desperdiçando uma cobrança e perdeu por 3 a 2 terminando com o vice campeonato da competição.

Escalação do Premiere: Breno, Kawã, Julio Cesar, Adriano, Kauan, Diogo, Guilherme, Rickelme, Rodrigo e Pedro Henrique.


Sub 17 - Capricho bate Progresso Santista e faz a final do Festival da Folia MV Sports

Por Richard Durante Jr
O Capricho venceu o progresso Santista e garantiu a vaga na final (Fotos: Richard Durante Jr)

Colégio Progresso Santista/MV Sports e Capricho decidiram diretamente a vaga na grande final da categoria sub 17 do Festival da Folia MV Sports neste sábado, dia 30, no Ginásio Dondinho, em São Vicente. Tudo porque a outra equipe que completava a chave B era o Nina Faria e a mesma acabou dando wo sem dar nenhuma satisfação aos organizadores.

O Progresso Santista começou a partida trocando bem a bola na quadra de ataque do Capricho e foi assim que Wesley soltou uma bomba da direita da quadra em diagonal e abriu o placar. Os jogadores do Capricho reclamaram que a bola teria entrado por fora e furado a rede, mas a arbitragem confirmou o gol.

Mas o time do Capricho começou a melhorar na partida e após um vacilo na defesa do Progresso Santista, Lyncoln só empurrou para a rede adversária em bola recebida de cobrança de lateral. Wesley que já havia anotado um gol para o Progresso Santista driblou dois adversários e só não fez porque o goleiro Eduardo Costa saiu bem do gol.

E a defesa do Progresso Santista continuou vacilando, dessa vez em cobrança de escanteio, Flávio apareceu livre para virar o jogo. E tinha mais novamente em jogada de bola parada, após cobrança de escanteio Arthur bateu forte de esquerda e a bola entrou no ângulo fazendo 3 a 1.

E o time do Progresso Santista estava neste momento perdido em quadra, muitos passes errados facilitavam o trabalho do Capricho que após troca de passes rolou para Breno que mandou para o fundo da rede adversária fazendo o quarto gol do time de Praia Grande.

E quando a partida parecia decidida o time do Colégio Progresso Santista comandado por Roberta 'Batata' e Mel começou a reagir, primeiro com Matheus que bateu cruzado após lançamento do goleiro Matheus Raposo e depois com Vitor Pereira que chutou forte para fazer o terceiro do Progresso Santista e colocar fogo na partida.

A partida neste momento era de pressão do time santista, mas em uma bela jogada individual Lyncoln passou pelo seu marcador e chutou forte para fazer 5 a 3 e ainda teve o sexto gol com Gabriel após uma roubada de bola finalizando o placar em 6 a 3.

Neste domingo o time do Capricho joga a partir das 16h30 a grande decisão do Festival da Folia MV Sports contra o time do Parceiros da Baixada, também no Ginásio Dondinho, em São Vicente.

Escalação

Capricho: Eduardo Costa, Breno, Gabriel, Kevin, Flávio, Lyncoln e Arthur

Colégio Progresso Santista: Matheus, João Vitor, Yuglenn, Vitor Pereira, Gustavo, Matheus Alcantara, Wesley, Mateus Cassimiro, Danilo, Andrey e Denis

O Colégio Progresso Santista/MV Sports vai disputar o bronze contra o Vila Real/Reno neste domingo 

Sub 17 - Vila Real/Reno briga pelo bronze no Festival da Folia MV Sports

Por Guilherme Uchoa
O time do Vila Real/Reno terminou em segundo no grupo e vai disputar o bronze (Fotos: Richard Durante Junior)

O Vila Real/ Reno disputou na tarde deste sábado (30), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente, a fase de grupos da categoria sub-17 do Festival da Folia MV Sports 2016. Posicionado no grupo A, ao lado de Parceiros da Baixada e Talento Praiano, o time ficou com a segunda colocação, após uma vitória e uma derrota. No domingo (31), a equipe volta a quadra para brigar pelo terceiro lugar, contra o Colégio Progresso Santista.

Em seu primeiro confronto do dia, o Vila Real chegou a estar perdendo por 2 x 0 para o Parceiros da Baixada, mostrou poder de reação, mas saiu derrotado por 3 a 2 (gols de André Santos e Mendryk Nunes). Já na segunda partida, veio a vitória por 5 a 3 sobre o Talento Praiano (três gols de André Luiz Ribeiro, um de Victor Soares e outro de Luis do Nascimento), que garantiu a segunda posição do grupo A e o avanço para a disputa do bronze. 

O jogo contra o Colégio Progresso Santista está marcado para começar as 16 horas deste domingo, também no Ginásio Dondinho. 

Escalação:

Vila Real/ Reno - André Santos, Mendryk Nunes, Eduardo Rodrigues, Eduardo Silva, Lucas Amparo, Luis Henrique do Nascimento, Marcos Vinicius Bezerra, Victor Soares, João Victor Amaral, Ryan Victor da Silva, André Luiz Ribeiro, Nathan Batista.

Sub 8 - AZ ganha, mas Revelando fica com terceiro lugar no Festival da Folia MV Sports

Por Guilherme Uchoa
O AZ Futsal venceu o Revelando mas não ficou com o terceiro lugar (Fotos: Richard Durante Jr)

Na disputa pelo terceiro lugar da categoria sub-8 do Festival da Folia MV Sports 2016, na manhã deste sábado (30), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente, o AZ Futsal venceu o C.T. Revelando Futsal por 4 a 2, mas não ficou com a medalha de bronze.

Por conta da idade dos meninos inscritos para a competição (praticamente todos estavam um ano acima, sendo que apenas um atleta de fato pertencia ao sub-8), o AZ pode participar do festival, mas não brigou por título. Inclusive na fase semifinal, o time empatou em 1 x 1 com o Premiere - gol anotado por Cauã dos Santos - porém, nem sequer foi disputado o tira-teima por pênaltis. O Revelando, por sua vez, perdeu por 3 a 0 para o Bia Ótica na primeira fase do festival.

Logo de cara, o Revelando levou perigo, em chute de Rafael Lima, bem defendido pelo goleiro Mikael Mattos. Na sequência, o AZ respondeu abrindo o placar com Gabriel Andrade, que aproveitou rebote na cobrança de escanteio para colocar a bola no fundo das redes.

O Revelando não se abateu e empatou em grande estilo: Rafael saiu de sua quadra de defesa driblando os marcadores adversários, até tocar por baixo na saída do goleiro e igualar o marcador. Ainda no primeiro tempo, o AZ voltou a liderança do placar, graças ao seu camisa 7, Vitor Alencar, que dominou lançamento do goleiro, girou e bateu cruzado de canhota, sem chances de defesa.

Na segunda etapa de partida, Diego Lancelloti chutou por cobertura e aumentou a vantagem do AZ para 3 a 1, mas o Revelando logo encostou novamente, desta vez com um gol anotado por Kaique Monteiro. Entretanto, após erro na saída de bola, o Vitor fez seu segundo gol da partida, o quarto do AZ, e deu números finais ao confronto.

Escalações:

AZ Futsal - Mikael Mattos, João Vitor Evangelista, Eduardo Felix, Gabriel Ramos, Guilherme Ribas, Vitor Alencar, Diego Lancelloti, Cauã dos Santos, Bernardo Monteiro, Gabriel Barreira

C.T. Revelando Futsal - Enzo Rodrigues, Renan Oliveira, Andrey Silva, Vinícius Lombardi, Rafael da Lima, Guilherme Santos, Kaique Monteiro, Gustavo Alves, Enzo Juliano

O Revelando Futsal comandado por David Riesco perdeu por 4 a 2 mas ficou com a terceira colocação do Festival da Folia

Sub 16 - Em final apertada, Capricho bate G5 e é campeão do Festival da Folia

Por Guilherme Uchoa
O Capricho venceu o G5 Futsal e faturou o título do Festival da Folia MV Sports (Fotos: Richard Durante Jr)

G5 Futsal e Capricho protagonizaram uma partida muito equilibrada na manhã deste sábado (30), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente, válida pela final da categoria sub-16 do Festival da Folia 2016. Melhor para o Capricho, que venceu por 1 a 0 e sagrou-se campeão da competição.

Ambas as equipes passaram tranquilamente por suas respectivas semifinais. Enquanto o G5 aplicou 5 a 0 sobre o Projeto FN (gols de Lucas Oliveira, Gustavo Gonçalves, João Martins, Gabriel Martinelli e Kaique), o Capricho anotou 4 a 0 em cima do C.A. Magalhães (dois gols de Andrey Porferis e dois de Rafael Lisboa).

O jogo final começou com um quase golaço de Vitor Luis para o Capricho. O camisa 11 arrancou em velocidade, deixou a marcação pra trás, mas chutou pra fora. O G5 até tinha mais posse de bola, mas o adversário é quem chegava com mais perigo. A pressão resultou no único gol da partida, anotado por Matheus dos Santos, ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, o jogo ficou ainda mais movimentado, com ataques e contra ataques constantes para os dois lados, e o Capricho quase ampliou com Andrey, que chutou na trave duas vezes seguidas. O G5 ainda continuou tentando arrancar o empate, mas, em uma de suas chances mais claras, Gabriel Martinelli mandou de peixinho para fora. 

Com isso, o placar não foi mais alterado: 1 a 0 e título para o Capricho.

Escalações:

G5 Futsal: Kaique, Gustavo Gonçalves, João Martins, Lucas Origuela, Pedro Henrique, Lucas Oliveira, Lucas Ribeiro, Gabriel Martinelli, Euller, Gabriel, Victor, Lucas Martinelli, Bernardo, Luis Felipe

Capricho: Rafael Lisboa, Paulo Sergio, Andrey Porferis, Matheus dos Santos, Vitor Luis, Eduardo Costa

A equipe do G5 Futsal comandada por Fábio Almeida ficou com o vice-campeonato do Festival da Folia

Sub 15 - G5 Futsal vence o Canto do Rio e leva o Festival da Folia

Por Richard Durante Jr
Jogadores do G5 Futsal exibem suas medalhas e o troféu de campeão do Festival da Folia (Fotos: Richard Durante Jr)

G5 Futsal e Canto do Rio Futebol Clube disputaram a finalíssima do Festival da Folia MV Sports na categoria sub 15, neste sábado, dia 30, no Ginásio Dondinho, em São Vicente. A equipe do G5 comandada por Bruno Gonçalves passou na semifinal com certa tranquilidade pelo Meninos da Vila - Continental pelo placar de 5 a 1 com gols de Pedro Paulo (2), Antonio Moreno, Nicolas e Lucas. Já o Canto do Rio passou na base da emoção pelo EMEF Saulo Tarso, após empate por 2 a 2 no tempo normal com dois gols de João Victor, a vaga foi confirmada após vitória por 3 a 2 na disputa de pênaltis.

A Final


A partida começou com o time do Canto do Rio melhor e logo no início João Victor acertou um belo chute no travessão e quase abriu o marcador. Em seguida Lincom, do Canto do Rio, bateu cruzado e levou muito perigo ao G5, que foi salvo após boa defesa do goleiro Gustavo.

Mas em uma bola parada o time laranja e preto do G5 começou a construir a história de mais um título. Rafael Pipa bateu forte e rasteira a cobrança de falta que entrou no canto do goleiro abrindo o marcador. Na sequência, Lucas Riceti aproveitou uma bela bola cruzada e chutou a queima roupa, mas o goleiro Allan conseguiu fazer a defesa com o pé e salvou o Canto do Rio. E assim terminou a primeira etapa.

No segundo tempo, após linda jogada, Yuri bateu no canto do goleiro e ampliou para o G5 Futsal. O time do Canto do Rio teve que partir para o ataque de toda maneira para buscar a vitória e Danilo quase diminuiu, no rebote Geovane também quase marcou, mas o goleiro Gustavo  fez duas belas defesas.

E o G5 Futsal confirmou o título do Festival da Folia após Lucas enfiar uma bela bola para Yuri  que com muita categoria tocou por cima do goleiro Allan fazendo 3 a 0 e levantando a primeira taça de 2016 da equipe do José Menino.

Escalação

G5 Futsal: Gustavo, Kevin Rossi, Canindé, Rafael Pipa, Nicolas, Pedro Paulo, Yuri, Daniel Gonçalves, Antonio Moreno, Pedro Souza, Betinho Bomtempi, Giovanni Nery, Lucas, Lucas Riceti e Emerson.

Canto do Rio F.C.: Allan, Danilo, João Victor, Luan, Lincom, Geovane, Victor Hugo, João Vitor e Carlos.

O time do Canto do Rio acabou ficando com o vice-campeonato do Festival da Folia MV Sports

Chuva adia rodada de abertura da Copa Lidesan

Por Guilherme Uchoa
A rodada de estreia da Copa Lidesan de futsal 2016 que aconteceria nesta quarta-feira (27) foi adiada. As partidas seriam realizadas no Ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente, mas por conta das chuvas que caíram na baixada, formaram-se poças d’água em vários locais da quadra.

Por conta disso, a arbitragem optou por não realizar os jogos, uma vez que a integridade dos atletas seria colocada em risco.

Nesse primeiro dia de competição, aconteceriam três partidas: SWD contra São Vicente Futsal, São Miguel contra E.C. Ponta da Praia e Fronteira F.C. contra o Recanto Futsal. Esses confrontos ainda terão outra data e local que serão remarcados pela Lidesan. 

Festival da Folia MV Sports define confrontos em congresso técnico

Por Guilherme Uchoa

Na noite desta segunda-feira (25) foi realizado o congresso técnico do Festival da Folia MV Sports 2016 de futsal, no Clube de Regatas Tumiarú, em São Vicente, para definir os confrontos da competição, que acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro. Os jogos serão disputados no Ginásio Poliesportivo Dondinho, também em São Vicente.

Ao todo, serão oito categorias (sub-8, 10, 11, 12, 13, 15, 16 e 17) com quatro equipes em cada. A única exceção é a do sub-17, que contará com seis participantes divididos em dois grupos. As partidas começarão às 8 horas, tanto no dia 30 (sábado), quanto no dia 31 (domingo) e transcorrerão por toda manhã e tarde.

Os times que entrarão em quadra são: G5 Futsal, Projeto FN, C.A. Magalhães, Capricho, Canto do Rio, EMEF Saulo Tarso Marques de Mello, Bia Ótica, AZ Futsal, Revelando Futsal, Parceiros da Baixada, Talento Praiano, E.C. Nina Faria, Colégio Progresso Santista/MV Sports, Vila Real F.C., C.R. Tumiarú, Meninos da Vila Praia Grande, MV Sports, Monte Serrat F.C., P.S. Maxland, Baixada Futsal, Meninos da Vila Continental, E.C. Tricolor da Vila e Premiere Futsal. 

Portuários e Portuguesa de Desportos realizam série de amistosos

Por Guilherme Uchoa

A Associação Atlética Portuários comandada por Robson Fernandes e a Portuguesa de Desportos, de São Paulo, treinada por Alexandre Rodrigues, realizaram três partidas amistosas na manhã deste sábado (23), na quadra do clube santista. Os jogos tiveram como objetivo preparar as equipes para a temporada 2016 do futsal.

As equipes do Portuários e da Portuguesa estão se preparando para as competições de 2016 (Fotos: Richard Durante Jr)

Sub-8

O time sub-8 da Portuguesa de Desportos venceu por 3 a 1
A primeira partida disputada foi pela categoria sub-8, vencida pelo clube da capital por 3 a 1. Os donos da casa até saíram na frente logo no começo da partida, com Anthony, mas a Portuguesa logo empatou, com Pedro Henrique, após falha da defesa adversária. Já no segundo tempo, em novo erro na saída de bola, o camisa 11 da Lusa, Felipe Santos, tocou na saída do goleiro para virar o placar.

No final da partida, os visitantes ainda tiveram tempo de anotar o terceiro gol, com Kauan, e definir o resultado.


Sub-9

A equipe sub-9 do Portuários fez 6 a 3 na Portuguesa
Na segunda partida do dia, pelo sub-9, o Portuários deu o troco e venceu a Lusa por 6 a 3. Na primeira etapa de jogo, Pedro driblou o goleiro rival e abriu o placar para o time mandante. No segundo período, a Portuguesa empatou com um gol contra, após confusão na área. Mesmo assim, o Portuários estava melhor no jogo. Depois de forte cobrança de falta que explodiu no travessão, Nicolas marcou, recolocando o clube santista na frente e, pouco tempo depois, fez o terceiro.

Apesar da desvantagem, a Portuguesa mostrou poder de reação e igualou novamente o placar, graças aos gols de Miguel Juan – por cobertura – e Kauê, aproveitando cruzamento para arrematar na segunda trave. A partir de então, entretanto, só deu Portuários: Arthur, Marcos e Matheus fizeram um gol cada e decretaram a vitória dos donos da casa.

Sub-10

O terceiro jogo do dia, disputado pelas categorias sub-10, só teve um dono: a Portuguesa de Desportos. Com o time mais entrosado, o time paulistano aplicou 9 a 0 nos meninos santistas. Os gols foram anotados por William (três gols), Daniel (dois), Ranyer (dois), Kaique e Miguel (um cada). 



Copa Lidesan define grupos e primeiros confrontos

Na noite desta terça-feira (19) foi realizado o congresso técnico da edição 2016 da Copa Lidesan de futsal, em Santos, que definiu seus grupos e os jogos de estreia. A competição começará na próxima quarta-feira (27), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, em São Vicente, a partir das 19h30.

Ao todo, 18 equipes participarão da competição este ano: o atual campeão 2004, o vice-campeão, Rinaldi F.C., E.C. Nova União, AASA, Flor de Maio, Salve F.C., Spartanos F.C., Fronteira F.C., E.C. Ponta da Praia, Independente Futsal, T.N. Futsal, A.R. Metropolitano, SWD, Red Bull, São Vicente Futsal, Recanto Futsal, São Miguel e E.C. Vahia de Abreu.

Os times serão divididos em três grupos com seis participantes cada e, após todos jogarem contra todos de seu grupo, os quatro primeiros colocados avançam para a fase seguinte. A partir da segunda fase, os jogos serão definidos em mata-mata de jogo único, avançando seis para a terceira etapa. As duas equipes com melhor desempenho no somatório da primeira e segunda fase estarão automaticamente classificados para a semifinal e ficarão no aguardo pelos dois vencedores entre as quatro associações restantes.

Por fim, serão jogadas as partidas semifinal e a grande final.

O congresso técnico aconteceu nesta terça-feira e definiu os grupos da competição (Foto: Igor Melo)

O 2004, Rinaldi F.C. e Flor de Maio, que foram, respectivamente, campeão, vice e terceiro colocado da Copa Lidesan 2015, ficaram como cabeças-de-chave de cada grupo. Os demais competidores, por meio de sorteio, ficaram posicionados da seguinte maneira:

Grupo A

2004
A.R. Metropolitano
Fronteira F.C.
Recanto Futsal
AASA
Red Bull

Grupo B

Rinaldi F.C
Nova União
SWD
T.N. Futsal
Spartanos F.C.
São Vicente Futsal

Grupo C

Flor de Maio
E.C. Ponta da Praia
Salve F.C.
Independente Futsal
E.C. Vahia de Abreu
São Miguel

Os três primeiros confrontos também já estão confirmados, todos no dia 27, no Dondinho:

SWD x São Vicente Futsal – 19h30
São Miguel x E.C. Ponta da Praia – 20h30
Fronteira F.C. x Recanto Futsal – 21h30


Grêmio Vicentino é orgulho dos calungas e da região

Por Richard Durante Jr
David, Danilo e Ana Paula mostram como orgulho os troféus
(Foto: Richard Durante Jr)
Um time com as cores azul, branca e preta, que se chama Grêmio e tem o escudo idêntico ao do clube de Porto Alegre. Não, não é o famoso time campeão mundial em 1983 e que tinha Renato Gaúcho como destaque principal, esse é o Grêmio Vicentino, time de futsal com sede em São Vicente.  “Eu me inspirei no Real Vicentino que não existe mais e pensei: Pô! Grêmio combina e foi assim que surgiu o nome”, garante David Esperidião que não é nascido no Rio Grande do Sul e nem torcedor do Tricolor Gaúcho. “Sou corintiano, não tenho nada de gremista”. Assim começou a conversa entre o presidente e fundador do Grêmio Vicentino, David Esperidião da Hora, sua esposa e vice-presidente, Ana Paula Guimarães Campos da Hora e seu filho Danilo Campos que é o goleiro do time, com a equipe do Passou por Dois na quadra da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em São Vicente.

A história da fundação

(Foto: Divulgação)
David Esperidião da Hora, este é o responsável pela criação do time vicentino no ano de 2009 conforme ele explica. “Eu já tinha em mente criar esse projeto. Meu filho Diego jogava no Tumiarú, mas a categoria dele (nascidos em 1999) parou e os garotos acabaram ficando sem clube”. Foi aí que David colocou em prática o seu projeto e fundou o Grêmio Vicentino no dia 12 de outubro de 1999 com a ajuda de outro pai que também tinha o filho na mesma situação. “Conversei com o Gilberto que também era pai de um garoto e ele aceitou na hora. Inclusive o Gilberto está conosco até hoje”, afirmou.

David recorda com bom humor o primeiro treino do Grêmio Vicentino após a sua fundação. “Lembro que o primeiro treino nem teve treino porque não tinha treinador. Foi até engraçado. Na época fiquei com receio de assumir porque não era treinador”.  Mas, para sorte do Grêmio Vicentino David assumiu o time e logo no primeiro ano já conquistou dois títulos, a Copa Kids e a Copa Gremetal, inclusive essa última é uma das favoritas do treinador. “A maioria dos nossos títulos é da Copa Gremetal. Gostamos muito de jogar essa competição”.

Título especial

Desde 2010, quando disputou sua primeira competição, o Grêmio Vicentino já levantou diversas taças, mas uma foi especial e é lembrada com carinho pelo seu treinador. “A gente perdeu pra eles no ano anterior e demos o troco. Foi muito bom e ainda tivemos o artilheiro e o melhor goleiro da competição”. David estava se referindo ao Troféu Piratininga, competição entre ligas de futsal do estado de São Paulo e o Grêmio Vicentino estava representado a região do Litoral Paulista. O título foi em cima da equipe da Liga Riopretense pela categoria sub 14 com uma vitória por 5 a 3 na competição que foi realizada na cidade de Piracicaba, em outubro de 2015.

O time sub 14 do Grêmio Vicentino representou a região no troféu Piratininga e foi campeão em 2015 (Foto: FPFS)

O Grêmio Vicentino representa a Liga Regional do Litoral Paulista desde 2013 com esta equipe de atletas nascidos em 2001 e também atletas nascidos em 2003. E essa parceria teve a importância fundamental de uma pessoa, o ‘Seu’ Pedro. “O ponto forte da parceria entre o Grêmio Vicentino e a Liga Regional foi o ‘Seu’ Pedro que acabou falecendo ano passado. Ele era apaixonado pelo futsal e era massagista do Gremetal”, recorda David.

Garotos promissores

Pedrinho é uma das estrelas do Grêmio Vicentino
(Foto: FPFS)
O 'Tricolor Vicentino' tem apenas seis anos de existência, portanto, não teve tempo ainda de ver nenhum atleta que passou pelo time vestir a camisa de um grande clube no campo ou nas quadras, mas o presidente David está otimista e aposta todas as suas fichas que muito em breve o time de São Vicente vai colocar grandes jogadores no mercado. “Tenho certeza que o João terá um grande futuro no esporte, ele precisa apenas trabalhar o temperamento dele. Se conseguir terá um belo futuro. O Pedrinho (Pedro Aluoto) e o Danilo também tem muito potencial e acredito que também poderão brilhar”, disse.


Apoiadores

Apesar das dificuldades que a maioria das equipes de futsal convivem, David garante que no Grêmio Vicentino as coisas estão tranquilas graças ao apoio de muitas pessoas que acreditam no projeto do time. E na hora de falar desses apoiadores, o presidente preparou uma ‘listinha’ para que ninguém fosse esquecido. “Temos bastante pessoas que colaboram como o Gilberto, da Casa Thomaz, a Contabilidade Camila Rosa, o Monumento Shopping Car, o vereador Ferrugem aqui de São Vicente, o doutor Anderson Medeiros Miudo, a Secretaria de Esportes de São Vicente que nos cede o ginásio Dondinho uma vez por semana para realizarmos os treinos em uma quadra maior e também não posso esquecer do Mauro Lemonaco e do José Roberto de Campos que estão sempre colaborando.

Expectativa para 2016

Para este ano o Grêmio Vicentino tem a expectativa de conquistar ainda mais títulos. O time vai começar sua escolinha com atletas sub 12 e sub 14 para as disputas da Copa Aberta e Copa Kids. A Copa Jabaquara e a Copa Expresso também contarão com a participação do time de São Vicente, isso só no primeiro semestre. “Vamos buscar fazer bons campeonatos. Os nossos dois times principais (sub 14 e sub 16) a base é a mesma, ou seja, vamos vir fortes”, afirmou David.

Galeria de troféus do Grêmio Vicentino (Foto: Divulgação)
A preocupação do treinador e presidente do time não é só de revelar bons jogadores para o futsal, mas sim tirar a garotada das ruas e do novo vício que é a internet. “O trabalho social é muito importante porque tira essa garotada das ruas e também da internet. Com a internet acabam esquecendo da vida real e o esporte é muito importante, não importa qual esporte”.

E este bom trabalho do Grêmio Vicentino já despertou os olhares de outros clubes para o comandante disso tudo que é o treinador e presidente David Esperidião. “Recebo convites, mas lutei e batalhei tanto por este projeto que não posso largar. Eu fico contente porque isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido”. E para sorte do Tricolor de São Vicente, David está ainda mais motivado para levar adiante este projeto, formar novos garotos e claro, continuar a colecionar troféus.

Ficha Técnica


Nome: Grêmio Vicentino
Cores: Azul, Branco e Preto
Fundação: 12 de outubro de 2009
Presidente: David Esperidião da Hora
Vice-Presidente: Ana Paula Guimarães Campos da Hora
Treinadores: David Esperidião e Romeu Garcia Filho
Principais títulos: Copa Kids Gremetal (2010), Copa Gremetal (2010, 2011 e 2015), Copa Jabaquara (2013), Grand Prix G5 Futsal (2014), Troféu Piratininga (2015)
Endereço: Rua Feliciana Marcondes da Silva 205, Vila Cascatinha, São Vicente - APAE
Na internet: Grêmio Vicentino Futsal www.facebook.com/gremio.futsal

Quem quiser participar da escolinha de futsal do Grêmio Vicentino as vagas estão abertas nas categorias sub 12 e sub 14. Basta procurar o próprio David ou a vice-presidente Ana Paula na quadra da APAE, em São Vicente, as quartas e quintas às 19 horas. Os telefones para contato são: (13) 99612 4511 ou (13) 7802 3164 ID 918*28354

G5 nasceu do amor pelos filhos e pelo futsal

Por Guilherme Uchoa

Uma brincadeira que virou jogo sério. Assim podemos definir como começou a trajetória do G5 nas quadras de futsal da Baixada Santista. Com oito anos de existência, o time já coleciona títulos e vitórias marcantes sobre clubes de maior estrutura e maior aporte financeiro – muitas vezes jogando em seus próprios domínios - e, por conta disso, considera-se um “visitante indigesto”.

Dan, Cássio, Cláudio, Paulo e Ed (da esquerda para a direita) são os fundadores do G5 Futsal (Foto: G5 Futsal)

Pensando na temporada 2016 e buscando patrocinadores que possam ajudar a manter o time em alto nível, o presidente e um dos fundadores do G5, Danley Paschoal, mais conhecido como Dan, recebeu a equipe do Passou Por Dois no ginásio da Associação Sabesp, em Santos (onde são realizados os treinos do time, mediante pagamento de aluguel) para contar como foram dados os primeiros passos, quais foram os momentos mais marcantes de sua história e o que esperam para mais um ano de futsal na região.

Meninos que querem jogar

O G5 surgiu de maneira inusitada. De acordo com Dan, os filhos dele e de outros quatro amigos (Paulo Graça, Ed Santana, Cássio Muniz e Cláudio Soares) jogavam na equipe de futsal do Santos FC desde a categoria sub 6. Entretanto, como o clube alvinegro disputava apenas alguns torneios, os cinco amigos levavam seus filhos e mais alguns garotos para disputar competições em outros municípios como: São Caetano do Sul (Grande ABC) e Praia Grande, como uma maneira de manter os pequenos atletas sempre em atividade.

Com o passar do tempo, esse grupo de pais foi ganhando fama, conforme conta o presidente do time. “Éramos cinco pais e todos viviam o futsal. Certa vez o time do Portuários foi jogar em São Caetano e o Robson Fernandes, técnico do Portuários, brincou com a gente, dizendo que “esse G5 ainda iria derrubar técnico”, já que eram cinco pais que andavam sempre junto. Então resolvemos colocar G5 na manga dos uniformes, de sacanagem mesmo, para tirar um sarro”, relembra. 

Até então, os garotos disputavam as competições com a camisa do Santos, pelo Portuários ou até mesmo com o uniforme do Colégio Ômega. Entretanto, em 2007 eles não jogariam nenhum torneio com essas camisas e, então, surgiu a ideia de produzir um uniforme próprio, com a marca G5. “A ideia”, como relata Dan, “era só curtir um ano e disputar dois campeonatos em 2007. Só que jogamos dois campeonatos em São Caetano e fomos campeões nos dois. Então, ficou aquele gostinho de “quero mais”, recorda.

O G5 já possui uma extensa galeria de troféus (Foto: G5 Futsal)
A partir do ano seguinte o grupo assumiu o G5 de vez, apenas com uma categoria (composta pelos filhos e mais alguns meninos, todos nascidos em 1999) e passou a adotar as cores laranja e preto, inspiradas no time da Citrosuco, uma forte equipe que existiu na região. “Tínhamos uma grande admiração pelo Citrosuco. Eles eram como a nossa categoria 99, que ganhava tudo. Ganhamos muitas vezes em cima de Gremetal, em cima do Santos, eliminamos o Inter. Nós éramos um forte desafiante” relembra Dan. “Saiu até no jornal “Chocolate no Cardápio” quando eliminamos o Santos na semifinal de uma Copa Expresso”, celebra.

Dan garante que seu time foi o primeiro a adotar a cor laranja para o uniforme, sendo posteriormente copiado por outros times. “Nós fizemos o uniforme em laranja e preto porque todos eram azul e branco, como Portuários e Gremetal, aí eu falei “Não agüento mais”. Então viemos com o laranja”, afirma. “Daí o AASA virou laranja, o União Santista virou laranja, Bola no Pé tem uniforme laranja. Tem árbitro que brinca falando nós que somos os culpados porque depois de nós, todos começaram a usar laranja”, diverte-se Paschoal.

Craques do futuro

O presidente do G5 ainda aproveitou para apontar alguns atletas que já vestiram o uniforme de seu time e que, em sua opinião, tem potencial para se tornarem jogadores de alto nível. “Tivemos o André Anderson, conhecido como “Pedrinha”, que jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior desse ano pelo Santos. No G5 ele ganhou três títulos e jogou por dois anos. Também tivemos o Caio Henrique, que foi campeão conosco na Copa Expresso, passou pelo Corinthians e agora está no São Paulo. Por fim, há o Rodrigo, filho do Cássio [um dos cinco fundadores do time]. Ele está na Portuguesa de Desportos faz dois anos e meio e é G5 “de veia”, enumera.  

Yuri é uma das apostas do G5 para buscar títulos em 2016
(Foto: Richard Durante Jr)
Dos que ainda estão no G5, Paschoal destaca Yuri e Gustavo, ala e pivô, respectivamente, do sub 15, como garotos de grande potencial no esporte. Gustavo inclusive, segundo conta, está de saída para jogar no Avaí ou Figueirense, ambos de Santa Catarina.

Além destes, o presidente citou Caio, Pablo, Gustavo e Rafael, que são remanescentes da primeira equipe formada pelo G5. “Todos eles têm potencial para jogar em qualquer equipe de futsal do Brasil”, garante.

Entrando para ganhar

Quando perguntado sobre o que espera de 2016, Dan vai direto ao ponto. “Nós entramos sempre pensando em título, pensando em ganhar. Perder faz parte, mas a gente tem que entrar pensando em ganhar”.

Esse ano, o time disputará a Liga Paulista, onde foi campeão em 2014 e vice em 2015 (ambos com a geração 1999). Desta vez, participará em duas categorias, a sub 15 e a sub 17. Também entrarão em quadra para jogar a Copa Aberta, Copa Expresso e Copa Jabaquara no primeiro semestre.

Técnico “Papa-Títulos”

Brunão tem 14 títulos pelo G5 Futsal em 21 finais
(Foto: Richard Durante Jr)
A principal arma que o G5 possui para continuar a conquistar taças este ano é seu técnico, Bruno Gonçalves dos Santos, o Brunão. Formado em administração, mas com grande paixão pela modalidade, Brunão chegou ao time em agosto de 2012, após receber convite de Denis Muniz (fundador e treinador do AASA), que naquela época comandava o time do G5. O começo de Gonçalves foi na escolinha do time, mas assim que assumiu uma das categorias, mostrou que tem dom para a área: ao todo, já são 21 finais disputadas com 14 títulos e sete vices, em seus três anos e meio de G5.

Mesmo não possuindo formação na área, Brunão ressalta que sempre busca se especializar no futsal, por meio de cursos. Somente no mês de janeiro, por exemplo, ele participará de três, sendo um deles com Marquinhos Xavier, treinador do Carlos Barbosa. Seu amigo de infância Matheus Cassita, segundo conta, também teve grande participação em sua formação, em especial com conhecimentos da parte técnica.

G5 campeão da Copa Expresso 2013 (Foto: G5 Futsal)
Dentre os 14 troféus que já ergueu, Bruno Gonçalves afirma que o mais especial foi o da Liga Paulista do segundo semestre de 2014, conquistada com a categoria sub 16. “No primeiro semestre, nós tínhamos perdidos nos pênaltis para do São Caetano do Sul. No segundo semestre, nós fomos para a primeira partida da final [contra o time de Aparecida do Norte] sem seis meninos que jogavam com a gente, saímos perdendo por 3 a 0 e tinha o critério de saldo de gols. Então, coloquei goleiro-linha logo no início do segundo tempo e jogamos 20 minutos assim. Foi um desespero, bola na trave para os dois times e a partida acabou 3 a 2”, recorda. “No jogo seguinte, foi 3 a 2 para gente e conseguimos ser campeões nos pênaltis”, completa.

Já para o presidente Dan, o momento mais marcante foi o da conquista da Copa Expresso de 2013, na categoria sub 14, o primeiro título do G5 em “carreiro solo”. A final daquele ano foi contra o Gremetal e, após empate em 1 a 1 no tempo regular, sagrou-se campeão nas cobranças de pênaltis, por 3 a 2, com o goleiro Caio (filho de Dan) defendendo três cobranças rivais.

Mais que um jogo

É claro que nem tudo que envolve o G5 é bola na rede e títulos. Conforme faz questão de apontar Dan Paschoal, “não é só o jogo. O time é muito importante para tirar essa molecada da rua e ajudamos muito alguns atletas. Crianças que não tem tênis para treinar, não têm dinheiro para condução, nós vamos arrumando. Uma vez um garoto quebrou o dente e prestamos assistência, levamos ele para a Santa Casa, fomos com ele ao dentista”, conta.

Apoio

Entre as empresas e parceiros que costumeiramente ajudam o G5 a manter suas atividades estão Repox Ambiental, Marin Resíduos, Daned Seguros e RF Maluf.

Para os garotos nascidos em 2000, 2001 e 2002 que estiverem interessados em fazer testes no G5, basta comparecer as peneiras que estão sendo realizadas até a próxima quinta-feira (21) na quadra da Associação Sabesp, onde o time  realiza seus treinos todas as terças e quintas, das 17h30 às 19h30. No local, deve-se procurar por Dan, Brunão ou professor Fabinho.

Ficha Técnica


Nome: G5 Futsal
Fundação: 12 de outubro de 2007
Cores: Laranja e Preto
Presidente: Danley Paschoal
Treinadores: Brunão e Fabinho
Preparador físico: Renata Emília Marques Aguiar
Principais títulos: Copa Expresso (2013 e 2014), Taça Regional (2013), Copa Jabaquara (2014 e 2015), Liga Paulista (2014), Copa Gremetal (2014 e 2015), Grande Prix de Futsal (2014), Taça Aymoré (2013 e 2014) e Brasil Cup (2015)
Endereço: Praça Washington, 35, José Menino, Santos (Associação Sabesp)
Seleção: Para fazer testes visando a temporada 2016, comparecer à quadra da Associação Sabesp as terças e quintas, a partir das 17h30
Na Internet: Perfil “G5 Futsal” no Facebook e site www.g5futsal.wix.com/g5futsal


«Recentes Mais Antigas » Página inicial
 
Passou por Dois. Copyright © 2015 - 2017.
Traduzido Por Mais Template