O E.C. Ponta da Praia alcançou sua segunda vitória após a vitória sobre o Salve F.C. (Fotos: Richard Durante Jr) |
Na abertura da terceira rodada do grupo C da Copa Lidesan, o E.C. Ponta da Praia venceu o Salve F.C. por 3 a 2, na noite desta quinta-feira (25), no ginásio do Rebouças, em Santos. Com o resultado, o Ponta da Praia iguala os mesmos seis pontos de Flor de Maio e São Miguel, mas conta com um jogo a mais. Já o Salve encontra-se em situação difícil na chave, já que fez apenas um ponto nas três partidas que disputou.
Logo na saída de bola, com menos de três segundos de partida, o Salve mostrou que estava afim de jogo e mandou uma bola na trave. Renato passou para Thiago, que chutou firme, mas a bola explodiu no poste. Com mais posse de bola e tocando com consciência, a equipe logo criou outra chance. Renato novamente fez belo passe para William, dentro da área, mas o goleiro Douglas, do Ponta da Praia saiu bem para abafar a finalização. Pouco depois, a trave voltou a impedir um gol do Salve. Desta vez, Thiago fez o pivô e William soltou a bomba no travessão.
A pressão imposta finalmente deu frutos para o Salve. Renato, que já havia tentado dar duas assistências para os companheiros, dessa vez resolveu sozinho, cortou para o meio e soltou a pancada: 1 a 0. Somente depois de sair atrás do placar é que o Ponta da Praia começou a reagir. Ao todo, foram três grandes oportunidades de gols, antes de conseguir arrancar o empate. Primeiro, Lukinha chutou forte da sua quadra de defesa e obrigou o goleiro Luiz a fazer bela ponte para espalmar.
A segunda boa chance veio em cobrança de falta de Bruno, que o arqueiro mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, João rolou para Renato bater cruzado, e a bola passou perto da meta. Melhor na partida, o Ponta da Praia finalmente fez o dele aos 12 minutos em bela finalização de João, que mandou no cantinho. Aproveitando o embalo, o time quase virou o marcador pouco depois, dessa vez em arremate a queima roupa de Guilherme, que o goleiro defendeu.
O próprio arqueiro do Salve não se contentou "apenas" em evitar os gols, como também tentou fazer o dele. Luiz arriscou de muito longe, e Douglas salvou. A reta final de primeiro tempo foi de muita tensão, especialmente do lado do Salve, que demonstrava bastante nervosismo. Somente depois que se acalmou, é que a equipe voltou a ter mais controle da partida.
Na segunda etapa, as duas equipes voltaram dispostas a assumir a liderança do placar, e criaram algumas boas oportunidades. Entretanto, quem melhor aproveitou as chances que teve e o erro do adversário foi o Ponta da Praia. Caio roubou a bola do rival e rolou para Leoni chegar batendo e fazer. Tentando garantir logo a vitória, o time do Ponta da Praia passou a pressionar o Salve em sua quadra. Em um único lance, foram três chutes seguidos dentro da área, com duas finalizações de Diego e uma de Bruno. O goleiro do Salve fez milagre ao defender duas dessas pancadas, enquanto que os jogadores de linha conseguiram bloquear a terceira tentativa.
Com a desvantagem no jogo, o Salve colocou em quadra seu goleiro-linha. Porém, em uma de suas primeiras tentativas, o time quase levou mais um. Bruno, camisa 5 do Ponta da Praia, conseguiu interceptar troca de passes do Salve e disparava sozinho para chutar no gol vazio, mas William o agarrou por trás e acabou expulso. Enquanto esteve com um jogador a mais em quadra, o Ponta da Praia não conseguiu aproveitar para ampliar a vantagem. Só quando já estavam novamente com o mesmo número de atletas, é que a equipe anotou seu terceiro gol. Em contra-ataque rápido pela direita, Bruno bateu firme e deixou sua marca.
Novamente com goleiro-linha, o Salve partiu para o abafa, tentando a todo custo reduzir o prejuízo. O sufoco teve resultado, quando Vinicius foi até a linha de fundo e cruzou para Giovanni só empurrar. Porém, não houve mais tempo para tentar o empate, e o Ponta da Praia garantiu mais três pontos na competição.
Escalações:
E.C. Ponta da Praia - Lukinha, Wagner, Douglas, Diego, Guilherme, Licas, Marcelo, Igor, Danilo, Renan, Richard, Marcos, Leoni, Caio, Bruno, Renato "Barata" e João.