O Nova União fez uma partida taticamente perfeita e já está na semifinal da Copa Lidesan (Fotos: Richard Durante Jr) |
E a história se repetiu. Assim como na Copa Lidesan 2016, o Nova União outra vez virou o carrasco da Rinaldi e eliminou o time do Macuco ao vencer por 2 a 0, na noite desta segunda-feira, (17), no ginásio Dondinho, em São Vicente. Assim, o Nova União mantém vivo o sonho do tricampeonato e já sabe que na semifinal vai encarar o Cruzeiro do Morro do São Bento, time de melhor campanha na competição, no dia 25, na Arena Santos.
A partida
O jogo foi marcado por uma verdadeira festa das torcidas União Chopp, do Nova União e Los Águias, da Rinaldi, que compareceram em grande número e levaram faixas de apoio e não pararam de cantar por um só minuto, como deve ser um dos maiores clássicos do futsal da Baixada Santista.
Com a bola rolando a Rinaldi teve a primeira chance clara de gol com Thalles que pela direita do ataque chutou forte, o goleiro Mota espalmou e no rebote o próprio Thalles finalizou a queima roupa e Mota fez uma defesa espetacular evitando o gol.
Depois foi a vez de Luquinhas fazer ótima jogada pelo meio se livrando da marcação e chutou de fora da área, mas a bola subiu demais e acabou passando por cima do gol.
E na primeira finalização certa do Nova União saiu o gol. Diogo ganhou a bola de Thalles e ela sobrou para Betinho que ficou na cara do gol e mesmo com o paredão Manga a sua frente ele não se intimidou e chutou forte para estufar a rede e fazer a festa com a Torcida União Chopp.
Precisando empatar a partida a Rinaldi foi pra cima e começou a pressionar ainda mais o Nova União. Em passe de Renan Pizzo para Luquinhas ele pela direita chutou forte mas a bola acabou saindo a direita do gol de Mota para alívio do Nova União.
Em seguida foi a vez de Giovanni servir Luquinhas pela direita e o camisa 10 mais uma vez chutou de fora da área mas a finalização não acertou o alvo e acabou passando a esquerda do gol de Mota.
E já no final da primeira etapa foi a vez de Luquinhas rolar a bola para Giovanni pelo meio chutar forte e dessa vez Mota teve trabalho para pular no canto esquerdo e dar um tapinha na bola pra fora colocando o Nova União em vantagem no intervalo da partida.
Na segunda etapa a estratégia do Nova União era clara, se fechar e aproveitar para sair rápido nos contra ataques e assim matar o jogo. E contando com um anoite especial do goleiro Mota, as coisas ficaram ainda mais fáceis para o time de Matheus Cassita.
A primeira chance da Rinaldi veio após Luquinhas cruzar da direita para encontrar Giovanni na área mas ele acabou finalizando pra fora e perdeu boa oportunidade de empatar.
O Nova União também teve chance e veio em chute de fora da área de Pedro Lopes que obrigou Manga a cair no canto esquerdo para fazer boa defesa e salvar o que seria o segundo gol.
A Rinaldi era toda ataque e em jogada linda de Renan Pizzo pela esquerda ele driblou Betinho e chutou forte mas Mota saiu muito bem do gol e abafou o chute.
A dupla Thalles e Israel funcionou pela primeira vez na partida após Thalles tabelar com o artilheiro da equipe e chutar da entrada da área, a bola explodiu no travessão e não entrou.
E aos 10'43 veio o golpe faltal do Nova União. Diogo roubou a bola de Thalles e ficou cara a cara com o goleiro Manga, aí ele chutou com categoria por baixo do goleiro para colocar no fundo da rede e fazer 2 a 0, o Nova União estava de volta, aquele time campeão de 2016 invicto fazia sua melhor partida na temporada 2017.
O segundo gol acabou desestabilizando emocionalmente a Rinaldi que passou a ficar muito nervosa em quadra e já não acertava mais as jogadas como antes. E o Nova União quase conseguiu ampliar quando Gui arrancou em um contra ataque e passou a bola para Sobral na direita chutar cruzado, Manga conseguiu espalmar pra fora e evitou o gol.
A Rinaldi foi para o tudo ou nada e Renan Pizzo passou a jogar como goleiro linha, e o time até conseguiu criar algumas oportunidades como em passe de Vini para Giovanni chutar de fora da área mas outra vez sem a direção certa e a bola passou a esquerda do gol de Mota.
Ainda teve chance quando Mutito cobrou escanteio da direita para Renan Pizzo livre na área chutar de primeira mas outra vez sem direção e a bola saiu a esquerda do gol de Mota.
E a melhor chance de todas veio quando a Rinaldi teve um tiro livre direto a favor com 19'00 de partida. Se fizesse o gol poderia incendiar o jogo e manter vivas as chances de chegar pelo menos no empate. Luquinhas foi para a cobrança e Mota, velho amigo do jogador da Rinaldi parecia saber onde ele ia chutar, o goleiro do Nova União ficou no meio do gol e fez a defesa, garantindo a vitória por 2 a 0 e dando a impressão que se o jogo durasse até a madrugada não iriam conseguir passar pelo goleiro Mota que estava em uma noite iluminada assim como toda a equipe, em uma noite de campeão, noite de Nova União.
FICHA TÉCNICA
E.C. NOVA UNIÃO 2 X 0 RINALDI F.C.
Competição: Copa Lidesan
Categoria: Principal
Local: Ginásio Dondinho, em São Vicente
Data: Segunda-feira, dia 17 de abril
Arbitragem: Hélio Alves e Luiz Campos
Gols: NOVA UNIÃO: Betinho e Diogo.
E.C. NOVA UNIÃO - Rafael Mota, Marcelo Guerra, Betinho, Diogo, Pedrinho, Sobral, Gui, André Piu, Biel, Lucas 96, Riva, Pedro Lopes, Carlinhos, Daniel Pizzo e Luan Garcia.
Técnico: Matheus Cassita
RINALDI F.C. - Manga, Renan Pizzo, Luquinhas, Giovanni, Israel, Thalles, Gustavo Barroso, Mutito, Vini, Biro, Gabirú, Pitoko, Gabriel Guido e Gui.
A Rinaldi mais uma vez teve que adiar o sonho de ser campeão e outra vez para um de seus maiores rivais |