Grêmio Vicentino empatou no tempo normal e ganhou a vaga para a final nos pênaltis (Fotos: Guilherme Uchoa) |
Com muita garra, força de vontade e uma boa pontaria nas bolas paradas, o Grêmio Vicentino/ Casa Thomaz derrubou o Gremetal nos pênaltis na semi final da Copa Aberta, na categoria sub-14, e garantiu a classificação para a final da competição. A partida foi jogada na casa do adversário, em Santos, na noite desta quinta-feira (14), e terminou empatada no tempo normal em 3 a 3.
Apesar de estar enfrentando um forte adversário em seus domínios, o time vicentino não se intimidou e buscou o gol o tempo inteiro. Essa postura rendeu frutos logo nos primeiros minutos de jogo: Pedro Domingues cobrou falta de trás do meio de quadra e mandou uma verdadeira bomba para abrir o placar.
Equipe mostrou muita garra em toda a partida |
Atrás no placar, o adversário tentava a todo custo chegar nas bolas alçadas ao ataque, mas Thawan, um dos destaques do Grêmio por conta de sua raça e precisão nos desarmes, conseguia antecipar e afastar praticamente todas as bolas aéreas. O problema é que a equipe não estava tão bem na marcação por baixo quanto estava por cima, em um lance de contra ataque, sofreu o gol de empate.
Para retomar a liderança no placar, os comandados de David Esperidião usaram mais uma vez a bola parada. Dessa vez em cobrança mais próxima da meta, Pablo Henrique soltou a pancada, sem chances de defesa, para colocar 2 a 1 no placar. Entretanto, não houve tempo para comemoração, já que logo após, em nova bobeira defensiva, o rival saiu na cara do goleiro Gabriel e empatou o confronto.
A equipe de São Vicente tentava mostrar que não estava abalada com a nova igualdade e apostava nas finalizações de longa distância. Thawan tentou diversas vezes, passando próximo da meta. O goleiro Gabriel também arriscou uma fez e foi mais efetivo, já que obrigou o arqueiro rival a espalmar para escanteio. Na cobrança, a bola foi rolada para Pedro Domingues, um dos destaques do Grêmio, que mandou o chute na trave.
Mesmo com todo o volume e a busca constante pelo gol, o Grêmio Vicentino terminou o primeiro tempo atrás no placar. Após cobrança de falta alçada na área, o rival foi mais rápido que a marcação do Grêmio, desviou e anotou seu terceiro tento.
Se na primeira etapa os vicentinos já tinham criado boas oportunidades, o segundo tempo foi de ainda mais pressão em busca do empate. Com muito perde e ganha, a bola dificilmente ficava por muito tempo sob domínio de algum dos times. Em um desses bate e rebate, a bola sobrou para Pablo Henrique, na direita, que chutou de primeira para defesa do arqueiro adversário.
David Esperidião orienta seus jogadores antes das penalidades |
Lá atrás, o rival até conseguia chegar em algumas oportunidades, mas em praticamente todas elas o xerifão Thawan conseguia desarmar.
De tanto insistir, o empate do Grêmio finalmente saiu. Bela tabela entre Pedro Domingues e Guilherme, que Pedro concluiu, chutando rasteiro no cantinho. O alívio pelo empate foi grande, mas o time continuou procurando mais gols. O Gremetal, também querendo evitar que o confronto fosse para os pênaltis, criou suas oportunidades, mas o goleiro Gabriel estava atento e fez duas boas defesas, que contribuíram para que a definição do vitorioso fosse para as penalidades máximas.
Nas cobranças alternadas, a estrela de Gabriel brilhou ainda mais. O goleiro do Grêmio Vicentino defendeu a primeira e a terceira batida do rival, enquanto que Gustavo e Thawan garantiram as suas cobranças e fecharam a série em 2 a 1 para a equipe vicentina, com muita festa e celebração em quadra.
Ao final, muita festa entre os jogadores e comissão técnica do Grêmio Vicentino/ Casa Thomaz pela conquista da vaga |
Escalação:
Grêmio Vicentino/ Casa Thomaz - Gabriel Brandão, Guilherme Vitor, Gustavo Barreto, João Vitor Nascimento, Marcus Vinícius Reis, Matheus Azevedo, Pablo Henrique, Pablo Yago, Pedro Domingues, Pedro Henrique Santos, Stenner Anderson e Thawan Ferreira.
Gols: Pedro Domingues - 2 e Pablo Henrique (Grêmio Vicentino/ Casa Thomaz)